sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Breve História da Comunicação

Apresento aqui uma breve História da Comunicação.

COMUNICAÇÃO INDIVIDUAL

Aparece porque o homem passa a ter acesso a todo o conhecimento e a poder exprimir-se através dos self-media. Aqui o papel de professor e aluno modifica-se; o professor deixa de ser o único transmissor da informação e o aluno passa a ser um auto-educando, Auto-educação, capaz de construir o seu próprio conhecimento, através de uma aprendizagem autónoma. Cloutier caracteriza este episódio da vida do homem enquanto Emissor e Receptor, visto que este tem agora à sua disposição uma imensidade de meios de comunicação, tanto para emitir como para receber. Assim sendo, nós próprios somos ponto de partida e de chegada da nossa própria comunicação. Neste âmbito, o papel do professor e do aluno também muda pois este já poderá aceder ao conhecimento por “conta própria”, criando assim uma certa autonomia do pedagogo. Por sua vez, o professor deixa de ser um mero transmissor de conhecimentos, passando a ser um orientador e deixando de ser de modo solitário o centro das atenções.
"Graças aos self-media, Emerec tem agora à sua disposição uma série de meios de comunicação, tanto para emitir, como para receber" (Cloutier, 1975: 43).
Para Cloutier:
Emerec (do francês "ÉMEtteur-RÉCepteur") significa que o Homem recebe e emite informação, sendo simultanemente emissor e receptor. Emerec personifica o carácter emissor e receptor do Homo communicans.
- Emerec significa que o homem recebe e emite informação, sendo simultaneamente emissor e receptor. Emerec personifica o carácter emissor e receptor do 'Homo communicans'.
- Não é possível separar linguagem e mensagem, são indissociáveis. A linguagem permite incarnar a mensagem. Segundo o Modelo cibernético de Jean Cloutier, a mensagem é representada pela superfície do losango e a linguagem é representada pelo seu contorno.
- Há a distinção entre as linguagens base (audio, visual e scripto), unidimensionais;
- As linguagens sintéticas (audiovisual e scriptovisual) implicam a fusão de duas linguagens base;
- A linguagem polissintética (audio-scripto-visual) resulta da aglutinação de diversas linguagens.
- Mantém-se a expressão "audiovisual" para caracterizar a linguagem que associa o som à imagem em movimento;
- Cria-se a expressão scriptovisual para caracterizar a linguagem que abrange todos os modos de comunicação gráfica com origem na fusão da escrita com o visual.
- O medium ou meio é um intermediário que permite transportar as mensagens no tempo e no espaço. O médium transforma e modela a mensagem. A sua forma gráfica no modelo cibernético de Cloutier pretende significar a capacidade de transmitir, amplificar ou conservar mensagens (output) com a sua capacidade de receber mensagens (input).


Sem comentários:

Enviar um comentário