quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PROBLEMÁTICAS DA AVALIAÇÃO ONLINE

REFLEXÃO INDIVIDUAL

A avaliação em ambiente virtual engloba problemas, que são por um lado similares ao ensino tradicional e por outro lado requer especificações.
Em ambiente virtual vou referir a participação em chats e fóruns como alvo de avaliação. Escolhi estes dois ambientes porque me são mais familiares e cuja análise é agora mais pertinente.
O chat tem características diferenciadas do fórum. O chat é um espaço de construção, que existe em tempo real na realidade virtual, com a presença online de todos em simultâneo em hora previamente combinada, assemelhando-se assim ao ambiente presencial de sala de aula. A comunicação que alimenta o chat é síncrona e todos podem interagir com todos, ainda que haja maior proveito se o chat tiver regras definidas. As mensagens postadas são necessariamente curtas. Por outro lado o fórum permite textos mais longos e elaborados, onde é possível ler e modificar, para além de responder e receber resposta. A comunicação nos fóruns é assíncrona, não existindo interacção directa entre os elementos, apesar de existir como referi mensagem e resposta, desejavelmente após análise.
Os dois ambientes descritos não podem ser considerados como ferramentas, mas antes como interfaces, dado que são espaços virtuais de encontro das faces.
Em relação à avaliação devemos dividir em dois grupos distintos: sumativa e formativa. A problemática da avaliação nestes ambientes é, à semelhança do ensino tradicional, um dos processos mais complicados e dolorosos vividos no sistema educativo. Ora existindo especificidades diferentes no ensino tradicional e no ensino em ambiente virtual é desejável que o tipo de avaliação colocada em prática seja também diferenciado.
O ensino tradicional tem privilegiado ao longo dos tempos a avaliação sumativa, que se traduz em avaliação classificativa, onde está subjacente a ideia clara de punição pelas competências em falta. Porém tem havido progressos e a avaliação formativa, além da diagnóstica, tem ganho importância nas escolas dos nossos dias, o que parece indiciar uma ruptura em relação ao passado não muito distante. Os critérios de avaliação têm vindo a ser definidos de modo progressivo em relação à sua clareza e a objectividade tem vindo a crescer de importância.
O ensino feito em regime de e-learning requer necessariamente uma avaliação distinta do ensino tradicional. Os critérios devem ser antecipadamente definidos e o erro não pode ser mal recebido, uma vez que a sua detecção permite que seja corrigido sem nenhuma carga negativa. O carácter punitivo da avaliação deve dilui-se e, se possível, desaparecer. Desta forma a formação do indivíduo é valorizada e avaliar torna-se um acto de alegria e não de castigo como geralmente se vê. Na avaliação de aprendizagens o indivíduo integra o processo, não devendo existir nenhum capítulo especial para a sua concretização e privilegiando o carácter formativo e colaborativo da avaliação. Esta avaliação de ruptura com o modelo tradicional pode diminuir o sentimento de injustiça inúmeras vezes observado por parte do avaliado.

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